quarta-feira, 30 de junho de 2010
Cara de um, fucinho do outro.
Éééé, realmente não teria molde para todos nesse mundo. E haja (sem blasfêmia) criatividade Divina. Por isso o uso de um, em algumas outras vezes. Pensa que usou jogou fora é?!! hauahuahau
E viva a reciclagem, o reaproveitamento de materiais... (nesse caso também?!) :O
segunda-feira, 28 de junho de 2010
domingo, 27 de junho de 2010
Para unir aos prazeres da vida...
Como boa CATAÚCHA, amo um bom gaúcho tchê. (e seus prazeres)
NÃO PEÇAS AÇÚCAR NO MATE
O gaúcho aprende desde piazito que e por que o chimarrão se chama também mate amargo ou, mais intimamente, amargo apenas. Mas, se tu és dos que vêm de outros pagos, mesmo sabendo poderás achar que é amargo demais e cometer o maior sacrilégio que alguém pode imaginar neste pedaço do Brasil: pedir açúcar. Pode-se pôr na água ervas exóticas, cana, frutas, cocaína, feldspato, dólar etc, mas jamais açúcar. O gaúcho pode ter todos os defeitos do mundo mas não merece ouvir um pedido desses. Portanto, tchê, se o chimarrão te parece amargo demais não hesites: pede uma Coca-Cola com canudinho. Tu vais te sentir bem melhor.
NÃO DIGAS QUE O CHIMARRÃO É ANTI-HIGIÊNICO
Tu podes achar que é anti-higiênico pôr a boca onde todo mundo põe. Claro que é. Só que tu não tens o direito de proferir tamanha blasfêmia em se tratando do chimarrão. Repito: pede uma Coca-Cola com canudinho. O canudo é puro como água de sanga (pode haver coliformes fecais e estafilococos dentro da garrafa, não no canudo).
NÃO DIGAS QUE O MATE ESTÁ QUENTE DEMAIS
Se todos estão chimarreando sem reclamar da temperatura da água, é porque ela é perfeitamente suportável por pessoas normais. Se tu não és uma pessoa normal, assume e não te fresqueies. Se, porém, te julgas perfeitamente igual às demais, faze o seguinte: vai para o Paraguai. Tu vais adorar o chimarrão de lá.
NÃO DEIXES UM MATE PELA METADE
Apesar da grande semelhança que existe entre o chimarrão e o cachimbo da paz, há diferenças fundamentais. Com o cachimbo da paz, cada um dá uma tragada e passa-o adiante. Já o chimarrão, não. Tu deves tomar toda a água servida, até ouvir o ronco de cuia vazia. A propósito, leia logo o mandamento seguinte.
NÃO TE ENVERGONHES DO "RONCO" NO FIM DO MATE
Se, ao acabar o mate, sem querer fizeres a bomba "roncar", não te envergonhes. Está tudo bem, ninguém vai te julgar mal-educado. Este negócio de chupar sem fazer barulho vale para Coca-Cola com canudinho, que tu podes até tomar com o dedinho levantado.
NÃO MEXAS NA BOMBA
A bomba do chimarrão pode muito bem entupir, seja por culpa dela mesma, da erva ou de quem preparou o mate. Se isso acontecer, tens todo o direito de reclamar. Mas, por favor, não mexas na bomba. Fale com quem lhe ofereceu o mate ou com quem lhe passou a cuia. Mas não mexas na bomba, não mexas na bomba e, sobretudo, não mexas na bomba.
NÃO ALTERES A ORDEM EM QUE O MATE É SERVIDO
Roda de chimarrão funciona como cavalo de leiteiro. A cuia passa de mão em mão, sempre na mesma ordem. Para entrar na roda, qualquer hora serve mas, depois de entrar, espera sempre tua vez e não queiras favorecer ninguém, mesmo que seja a mais prendada prenda do Estado.
NÃO "DURMAS" COM A CUIA NA MÃO
Tomar mate solito é um excelente meio de meditar sobre as coisas da vida. Tu mateias sem pressa, matutando, recordando... E, às vezes, te surpreende até imaginando que a cuia não é cuia mas o quente seio moreno daquela chinoca faceira que apareceu no baile do Gaudêncio... Agora, tomar chimarrão numa roda é mui diferente. Aí o fundamental não é meditar e sim integrar-se à roda. Numa roda de chimarrão, tu falas, discutes, ri, xingas, enfim, tu participas de uma comunidade em confraternização. Só que esta tua participaçâo não pode ser levada ao extremo de te fazer esquecer da cuia que está em tua mão. Fala quanto quiseres mas não esqueças de tomar teu mate, que a moçada tá esperando.
NÃO CONDENES O DONO DA CASA POR TOMAR O 1º MATE
Se tu julgas o dono da casa um grosso por preparar o chimarrão e tomar ele próprio o primeiro, saibas que grosso é tu. O pior mate é o primeiro e quem o toma está te prestando um favor.
NÃO DIGAS QUE CHIMARRÃO DÁ CÂNCER NA GARGANTA
Pode até dar. Mas não vai ser tu, que pela primeira vez pegas na cuia, que irás dizer, com ar de entendido, que chimarrão é cancerígeno. Se aceitaste o mate que te ofereceram, toma e esquece o câncer. Se não der para esquecer, faze o seguinte: pede uma Coca-Cola com canudinho, que ela... etc, etc.
Se estas conhecendo o chimarrão agora, aí vai alguns termos que são usados em uma Roda de Chimarrão:
Amargo: Chimarrão.
Cambona: espécie de chaleira usada para esquentar a água.
Cevar: é o preparo.
Matear: o mesmo que sorver.
Roncar: Terminar de tomar o mate
Sorver: saborear, o ato de beber o chimarrão.
Saiba também:
- Nunca deixe ferver a água que estiver esquentando para o chimarrão, pois teu mate será de ma qualidade. Saibas que, quando estiver chiando a cambona a água estará na temperatura ideal.
- Quem cevar o mate coordenará a Roda de chimarrão, seguindo sempre pela sua mão direita.
- Passe sempre o chimarrão com a mão direita, caso esteja ocupada e passares com a esquerda, fale: Desculpe a mão! Então a pessoa que recebe o mate responde: É a mesma do coração!
- Não esqueças que o primeiro mate é sempre do cevador. É uma “lei”.
- Só passe a cuia se realmente estiver terminado de tomar, ou seja se a cuia “roncar”.
- Não agradeças o mate se ainda tiver água.
CURTINDO A CUIA...
Se ganhaste uma cuia nova, não faça mate diretamente nela. Tu não podes esquecer que a cuia de porongo deve ser “curtida” antes. Como fazer?
Encha a cuia de erva e água quente, podes acrescentar também à erva cinza vegetal.
Deve ficar assim por dois ou três dias. Deixes sempre bem úmido para melhor cutir a cuia.
Depois do tempo estabelecido, retire a erva raspando bem a cuia. Tu vais notar que a cuia ficará com cara de que é muito usada.
Enxágües a cuia e pronto! Podes cevar o mate!
CEVANDO O MATE...
1º Passo: Colocar a água para esquentar. Não esqueça-te que quando a chaleira estiver chiando já esta no ponto.
2º Passo: Colocar 2/3 de erva na cuia.
3º Passo: Acomodar a Erva sobre um dos lados da cuia, o tradicional é ao lado esquerdo.
4º Passo: Colocar um pouco de água morna.
5º Passo: Deixe a erva inchar por alguns instantes para que o morro fique firme.
6º Passo: Introduzir a bomba até o fundo da cuia.
Fonte: Lá dos pampas
sexta-feira, 25 de junho de 2010
Câncer deveria apenas existir na Astrologia. Nada além disso!

Não sei ao certo o porquê de certos acontecimentos. E tenho plena convicção que não será nessa vida que descobrirei. Creio que nada é por acaso, que se algo acontece é porque deve/teve que assim ser. E que no momento certo, descobriremos.
Falo isso por diversos fatores, situações, atitudes, ações... enfim, infinitos processos causados, desejados e plantados por nós.
Hoje, assim meio que ao acaso (mas programado conforme é predestinado) fui acompanhar minha irmã que é enfermeira - profissional por amor - a uma residência cujo morador está com câncer terminal. Terminal aqui, pois a um outro (re)começo em outro plano.
Muitos foram meus sentimentos, pensamentos e análise. Vi aquele senhor lutando contra a morte, driblando-a com sorrisos de quem não sabe de sua programada visita.
Pois na ausência da verdade, há a presença da esperança de vida. Claro - e digo com Fé - para Deus nada é impossível!!!
Mas ali pude presenciar algo tão importante, que é o carinho, a dedicação, o amor e o sofrimento de sua esposa e companheira. Companheira na dor, no sofrimento constante de seu amor acamado.
Me indago: O que somos e o que temos além de nossas atitudes boas ou ruins? Para que tanta maldade, ganância e desamor ao próximo?
Erramos sim, enganamos e nos enganamos também... mas feliz daquele que percebe seus erros e deles transformam em aprendizado e sabedoria.
Por que no que eu creio, existe uma continuidade.
De todo meu coração, desejo toda a paz e tranquilidade espiritual e física a esse estimado senhor, juntamente a sua esposa e seus familiares.
Parabenizo minha irmã como ser e profissional. Que assim permaneça a zelar por quem necessita. Admiro-a pelo trato e coragem interior, que Deus assim permita sua jornada terrena.
"As maiores riquezas que alguém possa ter, são o amor e a amizade verdadeira".
Direto do túnel do tempo.
O Mar
Sabe-se pouco sobre o mar.
Alguém quis explorar mais além e foi para o além.
É incrível como misterioso.
No mar tem mãe,
Mãe d'água e Mãe Iemanjá.
Tem navios em seu chão com canhão, fuzil e arpão.
Tem garrafas com escritas das mais esquisitas
Das lendas há aquelas que a sereia mais apela
para o marinheiro que lá a espera.
Piratas haviam por todo lugar, indo de ilha em ilha para seu ouro deixar.
As estrelas que do céu desabaram, o mar as ampararam.
Copiou do seu céu sua tonalidade, para juntos mostrarem sua grandiosidade.
No mar há mistérios que eu adoraria contar, se dá metade
Eu soubesse desvendar.
M.S.L 19/07/2004
Assinar:
Comentários (Atom)




